O berrante é um instrumento atípico, diferente, tem regiões no Brasil que nem se quer conhece sobre o berrante.
Na realidade o berrante foi criado, para ajudar a reunir e também para guiar do gado, com o passar do tempo o berrante se tornou uma característica do pessoal sertanejo e começaram a usar o berrante como uma marca.
O mais legal disso tudo é que o pai que sabe tocar berrante passa o ensinamento para o filho, que passa para o neto, e assim vai indo de geração em geração, para não se perder o costume e nem perder suas raízes.
Aprendendo a Tocar Berrante
Tocar berrante é muito, mas muito simples, porque em teoria é só você assoprar, mas o modo de como se assopra se torna complicado no começo que é a única dificuldade que todos que querem aprender têm.
A embocadura do berrante é que faz todo o efeito e que no começo é difícil, o erro mais comum que todos fazem é só por boca e deixar ela dura e assoprar, ai não sai som nenhum.
O segredo é, antes de assoprar, molhe bem a boca, depois coloque seus lábios como se fosse dar um beijo em alguém, mas deixe-os mole, coloque todos os lábios para fora, assim é só colocar no berrante e soprar uniforme e você regula a intensidade do som.
É bem fácil mesmo, se você se dedicar bem, em uma semana você vai estar bom, então é só ir praticando todo dia, ou momento que quiser.
Dica: é sempre bom você ir limpando a embocadura do berrante, porque costuma a ficar com saliva e começa a dar mau cheiro, então sempre passe um pano até mesmo com álcool, quando terminar os seus treinos, a boa higiene é sempre bem vinda.