Como Tocar Teclado / Piano Iniciante [Passo-a-Passo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Esta é uma dúvida de muitas pessoas iniciantes neste instrumento. Primeiro porque existem diversos tipos de teclado e fica uma dúvida de qual comprar para quem está apenas começando.

Outra questão é escolher um bom local para aprender, com quem aprender e de que maneira começar.

Para a sua alegria eu consegui reunir diversas informações onde todas essas suas dúvidas podem ser tiradas, já que mostrarei como iniciar neste instrumento musical de forma simples e direta, sem enrolações.

Praticando…

Note que há dois diferentes tipos de teclas. Teclas brancas e teclas pretas. Pode parecer confuso no começo, mas seguem algumas dicas que facilitarão seu entendimento.

  • Há apenas 12 notas básicas. A cada bloco de 12 notas há outro bloco de 12 notas, que diferem somente na altura (ou seja, na oitava), mais alta ou mais baixa.
  • Todas as teclas brancas fazem parte da escala de Dó maior.
  • Todas as teclas pretas são chamadas ou de “sustenido” (#) ou de “bemol”(b).

piano-teclado-notas

Olhe novamente para o teclado. Note o padrão, começando no Dó (C) no lado esquerdo da foto. Há uma tecla preta à direita. A próxima nota, Ré (D), tem duas teclas pretas de cada lado e a próxima nota, Mi (E) tem uma tecla preta à esquerda.

  • Note o padrão de duas teclas brancas encaixadas em duas teclas pretas e uma tecla branca no meio.
  • Note que o próximo grupo de notas tem o mesmo tipo de agrupamento, só que com três teclas pretas e duas teclas brancas no meio, entre as notas Fá (F) e Si (B).
  • Ache o próximo Dó (C) no teclado. Note que o mesmo padrão ali está. Isso ocorre para todas as oitavas do teclado.

Ache o Dó (C) mais próximo do centro do teclado. Este é o Dó médio, ou C3. As notas Dó acima desta são denominadas C4, C5, C6, etc. As notas Dó abaixo desta são denominadas C2, C1, C0.

Toque uma música. Isso mesmo. É fácil assim! Comece no C3, imagine você caminhando normalmente e para cada passo que imaginar, toque a próxima tecla branca, até que você chegue ao C4 e então pare. Certo, não é uma música complexa, mas todo o básico está ali — tocar notas específicas em uma ordem específica por um tempo específico. Isto é o que você tocou em notação musical:

  • Toque novamente. Assim como antes, imagine você caminhando, e para cada passo, toque a próxima nota no teclado. Só que desta vez, leia cada nota, da esquerda para a direita, antes de tocá-la no teclado. Agora você está não apenas tocando uma canção como está lendo a partitura!

teclado-piano-escala

Dicas Para Aprender Melhor a Tocar Teclado / Piano

Claro que cada aluno tem suas particularidades quanto ao aprendizado, mas alguns cuidados precisam ser tomados por todos, são eles:

  1. Crie uma rotina de aprendizado em sua casa, reservando um horário para praticar o que é ensinado.
  1. Procure um lugar confortável para instalação do teclado, assim você terá certeza que pode praticar as aulas sem “ficar stressado” e sem incomodar ninguém.
  1. Não queira aprender tudo de uma vez e só depois pensar em comprar um teclado para praticar tudo o que aprendeu. Se esforce para ter um teclado básico e comece o curso praticando.
  1. Não queira “ficar fera” no teclado em poucas semanas, entenda suas limitações e vá avançando aos poucos, alcançando pequenos objetivos, como por exemplo, aprender uma sequência de notas musicais.
  1. E por último assista as vídeo aulas com calma e aprenda o passo-a-passo que é ensinado, sem afobações, que com certeza você aprenderá a tocar sozinho, diretamente da sua casa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *