Acordes de Violão Iniciante [Sustenido, Bemóis, …]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Após ter aprendido sobre o que compõe um violão, o básico sobre ele, vamos aprender a base para os acordes, se você já tem esse tipo de conhecimento, então pode acompanhar este artigo que você irá entender bem fácil.

Os acordes são as posições dos dedos que vão emitir a som da nota, seja ela Dó, Ré, Mi… e assim por diante. Então você vai aprender as posições para poder emitir o som dessa nota, e ai sim começar a dar seus primeiros passos para conseguir tirar uma musica.

Para conseguir pegar as notas e acordes é precisa de muita dedicação, só assim você terá um bom desempenho e poder ir se aprimorando.

Só lembrando que notas e acordes são totalmente diferentes:

  • Notas são os famosos “Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si”
  • Acordes são conjuntos de notas formados por determinados intervalos.
    Por exemplo: Acorde de C → Dó + Mi + Sol

Aprendendo Sobre as Notas

Após ter o conhecimento sobre o violão, onde ficam suas partes e tudo mais. Você precisa ter conhecimento das notas, saber como elas são, porque as notas são universais para qualquer instrumento.

violao-notas-acordes

Você pode ver que cada nota se liga a uma letra, Lá-A, Si-B, Dó-C. Isso é feito que quando você tiver em alguma cifra, ela não vai mostrar se é Lá, Si ou Dó, ela vai mostrar por essa letra, SEJA QUAL INSTRUMENTO FOR.

Então você vai pegar um cifra e ver que tem essas letras, então você vai saber identificar qual nota a cifra está pedindo, Entende?

É bom que você decore essa tabela para ter em mente e não precisar ficar andando com ela pra cima e para baixo, mas com o tempo você decora, se quiser já adiantar vai ser bem útil.

Aprendendo a Posição das Notas

Mão Esquerda

Vamos falar só dela porque ela que faz as notas. Se você não for canhoto, a mão esquerda é que vai fazer as notas para serem tocadas, temos o seguinte exemplo:

  • Polegar – utilizado para apoiar o braço do instrumento
  • Dedo 1 – indicador
  • Dedo 2 – médio
  • Dedo 3 – anelar
  • Dedo 4 – mínimo

cavaco-mao-esquerda

Aprendido onde cada dedo fica e sua numeração, vamos postar uma imagem com as notas para você entender.

Onde tiver numerado 1 é aonde você vai por o INDICADOR, onde tiver numerado 3 você vai por o ANELAR.

Acordes Para Aprender (Iniciante)

Os acordes mais simples para se aprender são os acordes MAIORES, não pelo motivo da posição dos dedos serem mais simples, mas pelo motivo de começar a criar conhecimento pelo acorde tocado.

acordes-maiores

Como mostrado na imagem com a mão numerada fica mais fácil de compreender como fazer cada acorde, não tem nada de complicar, é só colocar o dedo correspondente ao numero, aonde a imagem mostra.

Temos também os acordes MENORES, que são as mesmas notas, mas que nos acordes elas são um tom abaixo.

acordes-menores

É bom você que você já tenha se acostumado com os acordes das notas MAIORES, para quando for às MENORES identificar o que muda nelas com facilidade e ir aprendendo automaticamente sobre tons.

Não tem segredo, você tem que treinar com calma, ir pegando devagar, para que sua coordenação comece a assimilar as notas e vire algo comum.

É bom que você treine só as posições de dedos, depois tente tocar, ouça bem o som daquela nota, para quando você a fizer um tom acima ou abaixo você consiga identificar com facilidade.

Dedique-se ao máximo, quanto mais tempo você se dedicar melhor, no começo você pode ter dificuldades e se atrapalhar, mas você tem que persistir que consegue.

Acordes Sustenidos

O que são Acordes Sustenidos?

São Acordes Maiores e Menores que tem TODAS as suas notas (cada corda) elevadas em sua altura um semitom, ou seja, UMA CASA .

ELEVAR é o mesmo que arredar pro lado da boca (buraco) do violão.

CASAS são aqueles espaços entre os “ferrinhos” (esses ferrinhos são os TRASTES)

 

acordes-sustenidos-maiores

acordes-sustenidos-menores

Acordes Bemóis

O bemol (b) é usado quando se quer baixar a nota em semitom. Por exemplo, se eu coloco um bemol na nota Si que está localizada na casa2 da corda5, ela se torna Bb (Si bemol). Para tocá-la teremos que recuar uma casa, tocando casa1 da mesma corda5, obviamente.

acordes-bemois-maiores

acordes-bemois-menores

Ficou a saber um pouco mais sobre os acordes de violão, tais como os acordes maiores e menores, sustenidos ou bemóis?

Responda às ultimas pergunta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após ler este artigo.

4 comments Add yours

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *