Como Tocar Cajon Passo-a-Passo [Eletrico, com Vassourinha, …]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

O Cajon é um instrumento e “todo mundo toca”, mas não é todo mundo que sabe, algumas pessoas acreditam que o Cajon foi feito só para bater e não tem ou representa som nenhum, e é por isso que iremos dizer-lhe como tocar cajon passo-a-passo.

Mas você sabe para que realmente o Cajon sirva ou para quando ele deve ser usado? O Cajon é usado para acompanhar musicas acústica, onde que a ideia é ter o Cajon acompanhado com um violão é só, fora as vozes.

O mais interessante é que o Cajon ele tenta imitar o tempo de uma bateria, veja bem o “tempo”, não para você querer fazer do Cajon uma bateria e tentar fazer viradas e incrementar coisas.

Entendendo a Batida do Cajon

O Cajon simula o som de uma caixa e de um bumbo, originalmente da bateria, e em musica acústica é só isso que precisa, porque o próprio nome já diz ACUSTICO. Ele foi feito para tocar de maneira simples e básica, claro se você for uma pessoa muito boa no Cajon você pode diversificar esse básico.

Então vamos para a pratica!!!

O Cajon parece um caixote, certo?

Então dividimos ele pela metade, a parte de cima é responsável pelo som de caixa e a parte de baixo é responsável pela parte do bumbo, você deve usar como batidas básicas e ritmadas para ter o melhor som, confira como na imagem.

Claro que em cada lado, cada lugar diferente, como por exemplo, a caixa, se você bater na área dela, mas em cantos diferentes a intensidade e até o tipo de som, vai ser diferente, e não tem como dizer que em tal lugar e tal som, porque cada Cajon é feito de um jeito e também de uma madeira diferente.

cajon-caixa-som

Vale ressaltar, que você pode afinar seu Cajon, ajustando os parafusos nas laterais, e continua com a mesma regra, você terá que conhecer seu Cajon para afinar do jeito que você quer, às vezes sua madeira veio mais presa e dura, outras vem mais solta e mole.

No começo, até com um Cajon novo, por conta de madeira estar dura, sua mão vai começar a doer e pode até mesmo cortar, você resolve esse problema com uma luva, mas quando se trata de um Cajon novo, você tem que amaciar a madeira, para que o som melhore e fica mais leve de tocar.

Cajon com a Vassourinha

A vassourinha serve para deixar o som do Cajon mais suave ou deixar com um aspecto de “areia” com ruídos a mais, normalmente se usa a vassourinha com o Cajon microfonado ou elétrico, porque o com som natural, não irá emitir os efeitos da vassourinha.

Mas fica ao seu critério, é sempre por ter ela no seu SET para eventuais causas.

cajon-vassourinha

Cajon Elétrico

O Cajon elétrico não tem segredo, é um Cajon que pode ser ligado a uma caixa de som, e ser emitido com maior volume, ou regulado pela própria caixa de som, ou por uma mesa de som.

É muito comum esse tipo de Cajon ser usado em ambiente aberto, que o som se perde facilmente ou em estúdio, para o som não se perder, e ter como regular caso fica muito baixo ou muito alto.

Mas para ter um Cajon elétrico você tem que ter muito cuidado, porque, se você o deixar cair ou ficar batendo em algum lugar, pode ir danificando os fios dele.

E também é sempre bom ir limpando dentro dele, alguns Cajons elétricos são abertos e outros fechados, mas os abertos são sempre bom você limpar ele, para não acumular sujeira e acabar interferindo no sistema elétrico dele.

cajon-eletrico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *