Como Tocar Contrabaixo [Iniciante / Passo a Passo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

O contrabaixo é um instrumento que faz total diferença em uma banda, não tem como, faça uma comparação se puder um dia, uma musica sem o contrabaixo e a outra com, a diferença são absurdas, ele é que da o grave a musica.

O problema é que não existe um publico tão grande de pessoas que querem aprender a tocar o contrabaixo, comparado com guitarra e violão, normalmente as pessoas que começam a aprender o contrabaixo ou é porque tocam outro instrumento e sabem da importância do contrabaixo ou porque tem algum envolvimento com a musica.

E o mais legal de se saber tocar contrabaixo é que você não recebe elogios de pessoas comuns, porque elas não entendem sobre contra baixo, você recebe elogios de pessoas “importantes” que sabe como é a musica e a importância do contrabaixo então isso faz engrandecer seu trabalho com o instrumento.

Conhecendo o Contrabaixo

Para você tocar o contrabaixo, você precisa saber primeiro cada nome que ele possui, assim vai ficar mais fácil de você estudar e entender o próprio instrumento em si e saber com o que está mexendo.

contrabaixo-iniciante

Captador: Diferente do violão ou outro instrumento semelhante, o captador é como se fosse a boca do violão, e porque disso? Porque o contrabaixo é elétrico, então como o próprio nome diz, o captador capita o som emitido pelas notas, passa pelo sistema elétrico do contrabaixo e emite na caixa plugada a ele e assim sai o som.

Braço: O braço é aonde você faz os acordes ou notas, é nele que você vai trabalhar e explorar o som da sua guitarra com as notas que for aprendendo, então é Braço é seu campo de trabalho.

Tarraxas: É nelas que você vai afinar a guitarra quando precisar, cada tarraxa é ligada a uma corda e você pode deixar a corda mais frouxa ou mais esticada, é assim que se afina a guitarra.

Conhecendo as notas

Após ter aprendido sobre o contrabaixo, onde ficam suas partes e tudo mais. Você precisa ter conhecimento das notas, saber como elas são, porque as notas são universais para qualquer instrumento, onde quer que você vá, ou falar com alguém essas notas são para qualquer cifra de instrumento musical.

contrabaixo-notas-acordes

Você pode ver que cada nota se liga a uma letra, Lá-A, Si-B, Dó-C. Isso é feito que quando você tiver em alguma cifra, ela não vai mostrar se é Lá, Si ou Dó, ela vai mostrar por essa letra, SEJA QUAL INSTRUMENTO FOR.

Então você vai pegar um cifra e ver que tem essas letras, então você vai saber identificar qual nota a cifra está pedindo, Entende?

É bom que você decore essa tabela para ter em mente e não precisar ficar andando com ela pra cima e para baixo, mas com o tempo você decora, se quiser já adiantar vai ser bem útil.

A maioria dos contrabaixos possuem 4 cordas, e você pode pensar que só existem então de acordo com o raciocínio só 4 notas, mas não é bem assim.

contrabaixo-cordas

Mesmo no baixo de 4 cordas há a possibilidade de você usar o instrumento de forma harmônica e não apenas melódica.

O que difere é que no caso do baixo de 4 cordas é que quando falarmos de acordes, isto implicará acordes de 7ªM/m/dim, 6ªM/m, 9ªM/m e você deverá omitir uma das notas. Bom essa parte já começa a ser bem mais complicada, então recomendo que já comece a pesquisar nos seus estudos, mas isso não vai te atrapalhar de maneira nenhuma.

Espero que tenha entendido o básico para começar os seus estudos com o contrabaixo.

Lembre-se nenhum instrumento é fácil, você precisa ter dedicação.

Mais artigos sobre Contrabaixo:

Ficou a saber um pouco mais sobre aprender como tocar contra baixo iniciante, desde as notas, carateristicas do instrumento como 4 e 5 cordas, etc?

Responda às ultimas pergunta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após ler este artigo.

One comment Add yours

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *