Como Tocar Viola Caipira [Iniciante / Passo a Passo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

A viola caipira parece uma junção do cavaquinho com o violão, é um instrumento muito tocado pelo pessoal do interior, por ter seu ritmo e som próprios para musicas chamada de pagode caipira.

Em minha opinião é outro instrumento magnifico, e se você tiver oportunidade e quiser aprender, você não vai se arrepender. Se você deseja ter conhecimento e aprender a tocar a viola caipira é porque você tem alguma ligação com esse tipo de musica.

A viola caipira emite um som que da a sensação de preenchimento da musica, e a viola caipira é a que da a levada e o ritmo para a musica tocada. Ela da essa impressão porque é composta com 10 cordas, sim, parece muito, mas cada corda tem sua importância, uma corda completa a outra.

Conhecendo a Viola Caipira

A viola caipira é um pouco mais composta do que um violão ou cavaquinho, pelo motivo dela ter mais cordas, mas não muda muita coisa, é interessante você aprender sobre os nomes da viola caipira para poder de orientar nos seus estudos.

Iremos falar dos principais nomes que você precisa aprender agora, para se tomar como base, assim com o tempo e com conhecimento você irá entender seus outros componentes.

viola-caipira-iniciante

Boca: A boca é aonde você realmente toca na viola caipira para poder gerar o som emitido das notas que você fez então a cada batida que você der o ar e o som emitido pelas notas, vai entrar na boca e sair em forma de som com a melodia e também vai sair mais alto.

Braço: O braço é aonde você faz os acordes ou notas, é nele que você vai trabalhar e explorar o som da sua viola caipira com as notas que for aprendendo, então é Braço é seu campo de trabalho.

Tarraxas: É nelas que você vai afinar a viola caipira quando precisar, cada tarraxa é ligada a uma corda e você pode deixar a corda mais frouxa ou mais esticada, é assim que se afina a viola caipira.

Conhecendo as Notas

Após ter aprendido sobre a viola caipira, onde ficam suas partes e tudo mais. Você precisa ter conhecimento das notas, saber como elas são, porque as notas são universais para qualquer instrumento, onde quer que você vá, ou falar com alguém essas notas são para qualquer cifra de instrumento musical.

Você pode ver que cada nota se liga a uma letra, Lá-A, Si-B, Dó-C. Isso é feito que quando você tiver em alguma cifra, ela não vai mostrar se é Lá, Si ou Dó, ela vai mostrar por essa letra, SEJA QUAL INSTRUMENTO FOR.

viola-caipira-notas-acordes

Então você vai pegar um cifra e ver que tem essas letras, então você vai saber identificar qual nota a cifra está pedindo, Entende?

É bom que você decore essa tabela para ter em mente e não precisar ficar andando com ela pra cima e para baixo, mas com o tempo você decora, se quiser já adiantar vai ser bem útil.

A viola caipira é composta por 10 cordas e na tabela só existe 7 notas, parece estranho, mas não tem ligação uma coisa com a outra, única coisa que muda é que a posição de dedos para fazer cada nota vai ser mais pedida, para emitir o som da viola caipira.

tocando-viola-caipira

Como a quantidade de cordas são a mais que o violão e o cavaquinho, as notas irão ser um pouco diferentes, para que elas fiquem completas e você consiga tirar o som daquela nota na viola caipira.

Falando assim até parece complicado, mas de complicado não tem nada, você irá aprender rápido até a posição das notas e ficará muito mais fácil de entender.

Ficou a saber melhor como tocar guitarra caipira iniciante e passo a passo, desde o que é, as notas, cordas, etc?

Responda às ultimas pergunta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após ler este artigo.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *